Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Significado da Bandeira da Arábia Saudita

A actual bandeira da Arábia Saudita foi adoptada a 15 de Março de 1973, apesar de não divergir muito do design existente desde 1921.

Quando a unificação do reino ficou concluída em 1932, a bandeira do novo Estado divergia da actual nos seguintes aspectos:

  1. A espada tinha uma ponta curva,
  2. a caligrafia ocupada a bandeira em quase toda a sua extensão,
  3. do lado esquerdo existia uma estreita faixa branca sobre a vertical. Em 1938 essa faixa foi retirada, mas as outras diferenças foram apenas eliminadas em 1973.

As cores da bandeira da Arábia Saudita são muito simples:

  • Apresenta um fundo verde, sobre o qual se vê uma espada em branco apontando para a esquerda.
  • Sobre a espada, também em branco, a inscrição conhecida no mundo árabe como shahāda em caligrafia Thuluth.

A bandeira da Arábia Saudita é composta por uma inscrição em árabe em cor branca em um fundo verde. A inscrição é a shahada, a declaração de fé do Islão que afirma que “não há outra divindade senão Alá e Maomé é seu profeta”. O verde é a cor tradicional do Islão e representa a fertilidade e a esperança. A bandeira foi adotada em 15 de março de 1973, após a unificação do Reino da Arábia Saudita, que foi fundado em 1932. A bandeira é considerada um símbolo nacional importante.

“Não há outro deus para além de Deus e Maomé é o seu mensageiro”


Bandeira da Arábia Saudita


Bandeira da Arábia Saudita
Bandeira da Arábia Saudita

Quais as cores da bandeira da Arábia Saudita?

Quais as cores da bandeira da Arábia Saudita

As cores usadas na bandeira da Arábia Saudita são o verde e o branco. A bandeira é totalmente coberta a verde com a inscrição shahada muçulmana e uma espada a branco. O verde da bandeira representa o Islão e a espada representa o rigor na aplicação da justiça, fazendo alusão à lei sharia muçulmana. Por definição os Estados islâmicos são teocracias, e os textos religiosos do Corão são as leis vigentes. Esta tipo de lei e forma de governar, é conhecido no Islão e pelos muçulmanos como xaria ou lei xaria.

O que significa a bandeira da Arábia Saudita?

O que significa a bandeira da Arábia Saudita

A bandeira da Arábia Saudita usa verde para homenagear o muçulmano puritano propriamente dito, e também porque se acredita que o verde era a cor favorita do profeta Muhammad. A frase centrada na bandeira e estampada a branco, é a shahada. Esta consiste na Declaração de Fé Muçulmana: “Não existe Deus senão Deus, e Muhammad é o seu Mensageiro”. A sacralidade da bandeira revela-se em muitos aspectos. Basicamente a sua imagem é estritamente usada como bandeira. Não é permitida a utilização em objectos que coloquem em risco a dignidade do símbolo nacional, mesmo que se trate de uma simples t-shirt.

Onde está localizada a Arábia Saudita?

Onde está localizada a Arábia Saudita

A Arábia Saudita está localizada no sudoeste da Ásia e ocupa a grande maioria da Península Arábica. Tem fronteiras terrestres com a Jordânia, com o Iraque, com o Iémen, com Omã, com o Qatar, e com os Emirados Árabes Unidos. A nível marítimo, o país faz fronteira com o Mar Vermelho a oeste, e com o Golfo Pérsico a leste. A Arábia saudita é um grande país sendo a nível comparativo, um pouco maior que o México por exemplo.

Qual é o significado da palavra Arábia Saudita?

Qual é o significado da palavra Arábia Saudita

Embora seja traduzido normalmente como “o Reino da Arábia Saudita”, o nome do país significa literalmente “o reino árabe da família Saudita”. A dinastia Al-Saud deu o nome de família a esta monarquia árabe, governada pelos filhos do seu fundador, Abdul Aziz bin Saud. O rei Abdulaziz começou a conquistar a Arábia Saudita que conhecemos hoje em 1902, colocando a sua família como os emires de Riade.

O que tem na Arábia Saudita?

O que tem na Arábia Saudita

A Arábia Saudita tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Além disso a Arábia Saudita também é famosa por ser o país berço da religião muçulmana e abriga os lugares mais sagrados do Islão, nas cidades de Meca e Medina. O rei da Arábia Saudita é chamado de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas. Na Arábia Saudita há ainda Madain Saleh, um dos lugares históricos mais lindos do mundo.

Qual a língua que se fala na Arábia Saudita?

Qual a língua que se fala na Arábia Saudita

O idioma oficial da Arábia Saudita é o árabe, enquanto o árabe Najdi, o árabe Hejazi e o árabe do Golfo são as principais variantes de dialectos regionais do país. O inglês também é falado e é ensinado como segunda língua obrigatória nas escolas. A população da Arábia Saudita é de 27 milhões, mas cerca de 8,4 milhões pertencem à comunidade estrangeira a trabalhar no país.


Significado da bandeira da Arábia Saudita


Significado da Bandeira da Arábia Saudita
  • A Bandeira da Arábia Saudita é muito fácil de reconhecer já que é toda verde e tem uma espada branca ainda com letras brancas no fundo. A bandeira saudita marca o poder da família al-Saud.
  • A bandeira da Arábia Saudita é a bandeira do estado e da guerra no Reino da Arábia Saudita. Ela foi desenhada em 1925 e foi pouco alterada até à sua forma final em 1980.
  • O verde é a cor do Islão. A bandeira tem, em branco, uma espada que é o símbolo da Justiça e evocação da conquista e unificação do país por Ibn Saud.
  • A bandeira tem ainda escrito em branco a Shahada, ou seja, a profissão de fé muçulmana que proclama em árabe: “Não há outra divindade digna de adoração excepto Alá, e Maomé é seu profeta”.

O verde representa o Islão, a religião da Arábia Saudita, tendo um duplo significado por se tratar também da cor do Sunismo e do Salafismo ou Wahhabismo, que é dominante no país. Note-se que a bandeira tem de ser composta por duas faces independentes para que a inscrição seja legível de ambos os lados e para que a espada aponte na direcção correcta.

A espada simboliza a unificação da nação, levada a cabo por Ibn Saud, no início do século XX. Antes dessa reunificação existiam ali duas unidades políticas distintas: Nejd e Hejaz. E se Hejaz usou bandeiras próximas do actual figurino da Jordânia ou do Kuwait, baseadas na simbologia da Revolta Árabe de 1917, Nejd tinha um pavilhão muito semelhante ao da actual Arábia Saudita, o que não é surpreendente porque esteve quase sempre ligado à família Saud.

Uma particularidade: na Arábia Saudita não se segue o protocolo quase universal de colocar a bandeira a meia haste em situações de pesar nacional. Pelo contrário, isso é considerado um crime passível de punição por insulto ao Islão.


Hino nacional da Arábia Saudita


Comparar as bandeiras de Portugal e Arábia Saudita

A bandeira de Portugal é formada por uma faixa verde no lado esquerdo, que representa a Revolução de 1910, e por uma faixa vermelha no lado direito, que representa a luta pela independência. No centro, há um brasão de armas com uma esfera armilar e um escudo com sete castelos, que simbolizam a história marítima e as conquistas territoriais do país.

Já a bandeira da Arábia Saudita é formada por uma faixa verde no topo e outra faixa branca logo abaixo, com uma espada cruzada com duas chaves na cor dourada. O verde simboliza a fé islâmica e a esperança, enquanto o branco representa a paz e a honestidade. A espada e as chaves são símbolos do islã e da unidade entre os governantes e o povo.

Comparar as bandeiras do Brasil e Arábia Saudita

A bandeira do Brasil é formada por um fundo verde, um losango amarelo no centro e uma esfera azul com estrelas. O verde simboliza as florestas, o amarelo representa as riquezas do país e o azul representa o céu. As estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Já a bandeira da Arábia Saudita é formada por uma faixa verde no topo e outra faixa branca logo abaixo, com uma espada cruzada com duas chaves na cor dourada. O verde simboliza a fé islâmica e a esperança, enquanto o branco representa a paz e a honestidade. A espada e as chaves são símbolos do islã e da unidade entre os governantes e o povo.

Comparar as bandeiras de Portugal, Brasil e Arábia Saudita

Ao comparar as três bandeiras, é possível notar algumas semelhanças, como a presença do verde em duas delas, que simboliza a esperança e a fé. Além disso, a presença de símbolos nacionais, como o brasão de armas de Portugal e as estrelas que representam os estados do Brasil. No entanto, cada bandeira é única e possui elementos que refletem a história, cultura e crenças de cada país.



Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel