Guia de Turismo da Arábia Saudita

Bem-vindo a este guia de viagem sobre o Reino da Arábia Saudita. É com imenso gosto que recolhemos alguma informação básica sobre este país que só há pouco tempo abriu as suas portas aos viajantes independentes.

Arábia Saudita - K.S.A.

A Arábia Saudita, o primeiro exportador de petróleo do mundo, é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as peregrinações a Meca e a Medina trazer ao país milhões de pessoas anualmente, mas tratam-se de peregrinações de carácter religioso.

No passado, a única maneira de visitar a Arábia Saudita era através de um visto de negócios ou, através de visto de peregrinação, apenas dado a muçulmanos. Em Setembro de 2019, foi finalmente anunciado o tão esperado visto de turismo para a Arábia Saudita.

5 factos sobre a importância da Arábia Saudita no mundo:

  1. Reservas de petróleo: A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo e tem as maiores reservas conhecidas de petróleo do planeta. Isso dá ao país uma posição estratégica no mercado global de energia e faz com que seja um dos membros mais influentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
  2. Lugar sagrado para o Islão: A cidade de Meca, na Arábia Saudita, é um lugar sagrado para os muçulmanos de todo o mundo. É o local de nascimento do profeta Maomé e abriga a Caaba, o santuário mais sagrado do Islão. Todos os anos, milhões de muçulmanos viajam para Meca para realizar a peregrinação conhecida como Hajj.
  3. Relações internacionais: A Arábia Saudita é um dos aliados mais importantes dos Estados Unidos no Oriente Médio e desempenha um papel significativo na política regional e internacional. O país também é um membro fundador da Liga Árabe e é ativo em questões regionais como a crise síria e a luta contra o terrorismo.
  4. Economia em crescimento: Além de suas vastas reservas de petróleo, a Arábia Saudita está investindo em outras áreas, como turismo, tecnologia e energias renováveis. O país está trabalhando para diversificar sua economia e reduzir sua dependência do petróleo, o que é importante para garantir sua estabilidade econômica no futuro.
  5. Localização geográfica: A Arábia Saudita está localizada em uma posição estratégica no Oriente Médio, com acesso ao Golfo Pérsico, ao Mar Vermelho e ao Mar Arábico. Essa posição geográfica é importante para o comércio, a segurança e a diplomacia regional e internacional. A Arábia Saudita também faz fronteira com outros países importantes, como o Iraque, o Kuwait, os Emirados Árabes Unidos e o Iémen.

A Arábia Saudita é um país muçulmano que fica situado no Médio Oriente, e faz fronteira como muitos países tais como o Catar, os Emirados Árabes Unidos, o Iémen, a Omã, a Jordânia, o Kuwait, e com o Iraque. Este reino ocupa cerca de 80% da Península Arábica, tendo uma grande importância devido à sua posição estratégica, controlando o Golfo Pérsico e o acesso ao Canal do Suez, e à existência de vastas reservas petrolíferas no seu subsolo.

As cidades mais sagradas do Islão, Medina e Meca, onde viveu o profeta Maomé, encontram-se no seu território, o que confere grande importância ao país no seio do mundo muçulmano e lhe oferece fabulosas quantias provenientes das peregrinações dos fiéis que ali se deslocam vindos de todo o mundo. Riade é a capital da Arábia Saudita e Meca é o centro espiritual do Islão. Outras importantes cidades da Arábia Saudita são Abha, Buraydah, Dammam, Jeddah, Khamis, Medina, Mushait, Ta’if e Tabuk, também merecem referencia.

Conheça as 10 maiores cidades da Arábia Saudita e suas características:

  1. Riade – Capital da Arábia Saudita e uma das cidades mais ricas e modernas do mundo árabe.
  2. Jeddah – A maior cidade do Mar Vermelho e uma porta de entrada para Meca e Medina.
  3. Meca – A cidade mais sagrada do Islã e o destino da peregrinação anual conhecida como Hajj.
  4. Medina – A segunda cidade mais sagrada do Islão e local de enterro do profeta Maomé.
  5. Dammam – Uma importante cidade portuária e comercial no leste da Arábia Saudita.
  6. Taif – Uma cidade montanhosa conhecida por seu clima agradável e sua produção de frutas e flores.
  7. Buraidah – Uma cidade no coração da região agrícola de Al-Qassim, conhecida por sua produção de tâmaras e grãos.
  8. Khobar – Uma cidade costeira moderna e desenvolvida, com muitas opções de compras e entretenimento.
  9. Abha – Uma cidade nas montanhas de Asir, conhecida por sua beleza natural e clima agradável.
  10. Khamis Mushait – Uma cidade na província de Asir, conhecida por sua história e cultura e como um importante centro militar.

Destinos


A Arábia Saudita é um país rico em história, cultura e beleza natural. Há muitos destinos para visitar no país, desde as cidades sagradas de Meca e Medina até as modernas metrópoles de Riade e Jeddah. O país também tem muitas atrações naturais, incluindo as montanhas de Asir, as areias do deserto de Rub al Khali e as praias do Mar Vermelho. Outros destaques incluem os fortes antigos em Najran, a histórica cidade murada de Al Ula, e os cânions de Wadi al Disah. Para os amantes da arquitetura, o país tem muitas mesquitas impressionantes, incluindo a Grande Mesquita de Meca, a Mesquita do Profeta em Medina, e a Mesquita Al Rajhi em Riade. Além disso, o país tem muitos festivais culturais e religiosos, como o Festival de Jenadriyah, que apresenta a cultura e a tradição saudita, e o Festival de Al Janadriyah, que destaca a diversidade e a riqueza da cultura árabe.

Linha ferroviária do Hejaz

Linha ferroviária do Hejaz

Destinos
A Linha ferroviária do Hejaz, que ia de Damasco até Medina, através da região de Hejaz, na Arábia Saudita, era...
Read More
Rijal Almaa, vila de pedra nas montanhas

Rijal Almaa, vila de pedra nas montanhas

Destinos
A imagem que a maior parte das pessoas tem da Arábia Saudita é de um país só com deserto. Mas...
Read More
Visitar a Arábia Saudita

Visitar a Arábia Saudita

Destinos
A Arábia Saudita é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as...
Read More
Al Ula, maravilha histórica no deserto

Al Ula, maravilha histórica no deserto

Destinos
Por razões muito especificas, a Arábia Saudita está a embarcar numa aposta económica diferente. O reino árabe quer desenvolver o...
Read More
Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Destinos
Jeddah é uma metrópole cosmopolita da Arábia Saudita, com 3,4 milhões de habitantes, que levou um enorme boom económico nas...
Read More
Cidades da Arábia Saudita

Cidades da Arábia Saudita

Destinos
As cidades da Arábia Saudita variam de tamanho e de localização. Apesar da capital da Arábia Saudita ser essencialmente uma...
Read More
Riade, a capital da Arábia Saudita

Riade, a capital da Arábia Saudita

Destinos
A capital da Arábia Saudita chama-se Riade (Riyadh) e tem cerca de 7 milhões de habitantes. Como todo o resto...
Read More
Locais UNESCO na Arábia Saudita

Locais UNESCO na Arábia Saudita

Destinos
Até há relativamente pouco tempo, a Arábia Saudita era um dos países que recebia menos turistas do mundo. Interessante saber...
Read More

Curiosidades


A Arábia Saudita é um país com muitas curiosidades e particularidades que podem surpreender os visitantes. Por exemplo, em muitas cidades, as orações podem ser ouvidas por toda parte e os estabelecimentos comerciais são fechados cinco vezes por dia para permitir que os muçulmanos realizem suas orações diárias. Além disso, o fim de semana na Arábia Saudita é sexta-feira e sábado, em vez de sábado e domingo, como em muitos outros países. Outra curiosidade interessante é que as mulheres são obrigadas a usar uma abaya, um vestido preto solto, sempre que saem em público, embora essa exigência esteja mudando gradualmente. Além disso, em algumas partes do país, os homens e as mulheres são segregados em espaços públicos e privados. A Arábia Saudita também é um país onde a hospitalidade é muito valorizada e é comum que os visitantes sejam recebidos com chá, café e doces em suas casas. A gastronomia do país é rica e variada, com pratos tradicionais como o kabsa, arroz com carne ou frango, e o shawarma, um sanduíche enrolado de carne e vegetais.

A população da Arábia Saudita

A população da Arábia Saudita

Curiosidades
Segundo as últimas estimativas, a população da Arábia Saudita é de quase 34 milhões de habitantes. Cerca de 1/5, ou...
Read More
A cultura da Arábia Saudita

A cultura da Arábia Saudita

Curiosidades
Os costumes e a cultura da Arábia Saudita não poderiam deixar de ser influenciados pela omnipresença do Islão no país...
Read More
A religião na Arábia Saudita

A religião na Arábia Saudita

Curiosidades
Arábia Saudita é um país islâmico, com um regime político que se pode definir como uma teocracia e onde uma...
Read More
Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Curiosidades
A actual bandeira da Arábia Saudita foi adoptada a 15 de Março de 1973, apesar de não divergir muito do...
Read More

Generalidades


A Arábia Saudita é um país localizado no Oriente Médio, na península arábica. O país é conhecido por sua riqueza em petróleo e por ser o lar de duas das cidades mais sagradas do Islã, Meca e Medina. A Arábia Saudita é um país islâmico conservador, onde as leis e as tradições são estritamente respeitadas. A religião islâmica desempenha um papel importante na vida cotidiana do país e é a principal fonte de sua cultura e identidade. A língua oficial do país é o árabe e a moeda é o riyal saudita. A economia do país é baseada na indústria do petróleo, mas o governo saudita tem trabalhado para diversificar a economia e incentivar o turismo. O país tem um clima árido e quente, com temperaturas que podem chegar a 50 graus Celsius durante o verão. A culinária saudita é rica e variada, com pratos tradicionais que incluem arroz, carne e especiarias. A Arábia Saudita é um país com uma rica história e cultura, com muitas atrações turísticas, festivais culturais e religiosos, e belezas naturais para os visitantes explorarem.

Alugar carro na Arábia Saudita

Alugar carro na Arábia Saudita

Generalidades
Há imensas coisas que deve levar em consideração para alugar um carro na Arábia Saudita. Tendo em conta que a Arábia Saudita...
Read More
Visto de Turismo para a Arábia Saudita

Visto de Turismo para a Arábia Saudita

Generalidades
Mohammed Bin Salman pretende que 2030 visitem o seu país 30 milhões de turistas. Para já, as autoridades criaram um...
Read More
Fotos de Meca, a cidade mais sagrada do Islão

Fotos de Meca, a cidade mais sagrada do Islão

Generalidades
Com cerca de 1.57 bilião de muçulmanos no mundo, compreendendo cerca de 23% de toda a população mundial, o Islão...
Read More
Fotos da Arábia Saudita

Fotos da Arábia Saudita

Generalidades
Fotos da Arábia Saudita A Arábia Saudita é um país curioso, com particularidades a diversos níveis. Por exemplo, é a...
Read More
Localização geográfica da Arábia Saudita

Localização geográfica da Arábia Saudita

Generalidades
A Arábia Saudita é um país do Médio Oriente, e faz fronteira como muitos países tais como o Catar, os...
Read More


Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel