Localização geográfica da Arábia Saudita

Localização geográfica da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um país do Médio Oriente, e faz fronteira como muitos países tais como o Catar, os Emirados Árabes Unidos, o Iémen, a Omã, a Jordânia, o Kuwait, e com o Iraque.

Geograficamente o lugar onde está situado este país chama-se a Península Arábica.

Normalmente esta região onde está localizada a Arábia Saudita é chamada de Golfo (os países do Golfo), pela presença do mar do Golfo Pérsico e do Golfo Arábico.

Para ficar a saber onde fica a Arábia Saudita é muito fácil. Repare bem o mapa da localização e dos seus países vizinhos. A região central deste mapa é toda deserto, pode-se notar a Península Arábica rodeada pelo Mar Vermelho no lado esquerdo e pelo Golfo Pérsico no lado direito.


Mapa da Arábia Saudita – Fronteiras


Mapa Fronteiras da Arabia Saudita
Mapa Fronteiras da Arábia Saudita

Onde fica a Arábia Saudita no mundo?

Onde fica a Arábia Saudita no mundo

A Arábia Saudita fica no sudoeste asiático ocupando a maior parte da Península Arábica. Faz fronteira-terra com o Iémen, com Omã, com o Qatar, com a Jordânia, com o Iraque e com os Emirados Árabes Unidos. O país tem costa no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.

A Arábia Saudita é um país ou um reino?

A Arábia Saudita é um país ou um reino

A Arábia Saudita é um país reino, ou seja, é um país governado por uma monarquia, que é uma forma de governo em que o cargo supremo cabe a uma única pessoa, vitalício e hereditário. Oficialmente chamado de Reino da Arábia Saudita, é um Estado muçulmano árabe situado no sudoeste da Ásia.

Por que razão é conhecida a Arábia Saudita?

Por que razão é conhecida a Arábia Saudita

A Arábia Saudita é fundamentalmente conhecida por três razões. A primeira é por ser o país berço da religião muçulmana e abriga os lugares mais sagrados do Islão, nas cidades de Meca e Medina. O rei da Arábia Saudita é chamado de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas. Em segundo lugar, o país tem as maiores reservas de petróleo do mundo. E em terceiro lugar, na Arábia Saudita há Madain Saleh, um dos lugares históricos mais lindos do mundo. Claro que podiamos escrever mais razões de orgulho do país, mas escolhemos as três mais importantes.

Qual é a língua oficial da Arábia Saudita?

Significado da Bandeira da Arábia Saudita

O idioma oficial da Arábia Saudita é o árabe. O inglês também é falado e ensinado obrigatoriamente como segunda língua nas escolas. Existem três dialectos árabes regionais principais: o árabe Najdi, o árabe Hejazi e o árabe do Golfo.

Quais os países que fazem fronteira com a Arábia Saudita?

Onde fica a Arabia Saudita

A Arábia Saudita faz fronteira terrestre com Omã, com o Catar, com o Iémen, com a Jordânia, com o Iraque e com os Emirados Árabes Unidos. O país tem ainda costa no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho. Geograficamente este país é sensivelmente maior que o México, e tem deserto, montanhas e muitas praias com belos recifes de coral.


Mapa da Arábia Saudita – Regiões


Localização geográfica da Arábia Saudita
Mapa da Arábia Saudita

Destinos


Linha ferroviária do Hejaz

Linha ferroviária do Hejaz

Destinos
A Linha ferroviária do Hejaz, que ia de Damasco até Medina, através da região de Hejaz, na Arábia Saudita, era...
Read More
Rijal Almaa, vila de pedra nas montanhas

Rijal Almaa, vila de pedra nas montanhas

Destinos
A imagem que a maior parte das pessoas tem da Arábia Saudita é de um país só com deserto. Mas...
Read More
Visitar a Arábia Saudita

Visitar a Arábia Saudita

Destinos
A Arábia Saudita é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as...
Read More
Al Ula, maravilha histórica no deserto

Al Ula, maravilha histórica no deserto

Destinos
Por razões muito especificas, a Arábia Saudita está a embarcar numa aposta económica diferente. O reino árabe quer desenvolver o...
Read More
Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Destinos
Jeddah é uma metrópole cosmopolita da Arábia Saudita, com 3,4 milhões de habitantes, que levou um enorme boom económico nas...
Read More
Cidades da Arábia Saudita

Cidades da Arábia Saudita

Destinos
As cidades da Arábia Saudita variam de tamanho e de localização. Apesar da capital da Arábia Saudita ser essencialmente uma...
Read More
Riade, a capital da Arábia Saudita

Riade, a capital da Arábia Saudita

Destinos
A capital da Arábia Saudita chama-se Riade (Riyadh) e tem cerca de 7 milhões de habitantes. Como todo o resto...
Read More
Locais UNESCO na Arábia Saudita

Locais UNESCO na Arábia Saudita

Destinos
Até há relativamente pouco tempo, a Arábia Saudita era um dos países que recebia menos turistas do mundo. Interessante saber...
Read More

Geografia


Localização geográfica da Arábia Saudita

A capital da Arábia Saudita é Riade, e encontra-se no seu centro. Medina, Meca, e já agora Jeddah, localizam-se numa área relativamente pequena, numa faixa próxima da costa ocidental, banhada pelo Mar Vermelho.

Basicamente a Arábia Saudita confina a oeste e leste com o Mar Vermelho e com o Golfo Pérsico, tendo como vizinhos a sul o Iémen, o Omã e os Emirados Árabes Unidos. A norte, a Jordânia, o Iraque e o Kuwait. O pequeno Qatar e o minúsculo Bahrain são como que enclaves na costa oriental da Arábia Saudita.

Façamos agora a leitura dos aspectos geográficos do mapa da Arábia Saudita. A sul, correndo de leste para oeste, vê-se um enorme deserto, a maior área de areia contígua do mundo, a que chamam de Rub’ al-Khali, com uma extensão de 647,500 km2. Daqui eleva-se para norte o que se pode considerar uma extensão desta zona, mas na realidade praticamente todo o país é um conjunto de desertos ligados entre si a que se dá o nome global de Deserto da Arábia.

A quebra mais notável a esta predominância de desertos é a do Planalto Central, que se forma quase encostado à costa do Mar Vermelho, e onde se encontram as cidades sagradas de Medina e Meca.


Mapas da Arábia Saudita


O imaginário de muitas pessoas a Arábia e os árabes confundem-se com a Arábia Saudita. O nome do país muito contribuirá para isso, assim como a importância de Meca e Medina, que ali se localizam, para o mundo árabe. Mas a verdade é que a capital mais duradoura do império árabe foi Bagdade.

A observação do mapa da região ajuda a compreender a situação: a Arábia Saudita ocupa a esmagadora maioria da ampla península arábica, mais ou menos 80%, e o seu tamanho é muito superior a qualquer um dos outros países árabes do Golfo.


A Península Arábica


A geografia da Arábia Saudita

A Arábia Saudita ocupa cerca de 80% da península arábica, ocupando toda a sua área central. Esta península desértica é uma clara área de transição: separa a África da Ásia e o mar Mediterrâneo do Oceano Índico.

Esta posição confere à Arábia Saudita uma imensa importância estratégica. As suas costas controlam duas vias marítimas fundamentais: o Golfo Pérsico, por onde passa uma boa parte do comércio mundial de petróleo, e o Mar Vermelho, porta de entrada e saída dos navios que passando pelo Canal do Suez transitam entre a Europa e a costa oriental de África e boa parte da Ásia.

Geograficamente o lugar onde está situado a Arábia Saudita chama-se a Península Arábica
Geograficamente o lugar onde está situado a Arábia Saudita chama-se a Península Arábica

Além disso, há o petróleo. Uma boa parte das reservas mundiais de crude encontram-se no subsolo saudita e sob os seus países vizinhos.

Há oito países com fronteiras com a Arábia Saudita: a sul, o Iémen, o Omã e os Emirados Árabes Unidos. A leste, os pequenos estados do Qatar e do Bahrein. A nordeste o Kuwait e o Iraque, e a noroeste a Jordânia.

Sem uma fronteira directa, mas a curta distância e separados apenas por uma estreita faixa de mar, encontram-se a oeste os países africanos, o Egipto, o Sudão e a Eritreia, e a leste o Irão.

A centralidade da Arábia Saudita, se esquecermos a tendência eurocentrista,  revela-se nos tempos de voo necessário para se viajar de lá para múltiplos destinos: cerca de 8 horas para a África do Sul, 4 horas para a Índia, 4 horas para a Alemanha, 4 horas para a Rússia, 7 horas para a China, 3 horas para a Grécia.

Imagem satélite da Arábia Saudita
Imagem satélite da Arábia Saudita

Curiosidades


A população da Arábia Saudita

A população da Arábia Saudita

Curiosidades
Segundo as últimas estimativas, a população da Arábia Saudita é de quase 34 milhões de habitantes. Cerca de 1/5, ou...
Read More
A cultura da Arábia Saudita

A cultura da Arábia Saudita

Curiosidades
Os costumes e a cultura da Arábia Saudita não poderiam deixar de ser influenciados pela omnipresença do Islão no país...
Read More
A religião na Arábia Saudita

A religião na Arábia Saudita

Curiosidades
Arábia Saudita é um país islâmico, com um regime político que se pode definir como uma teocracia e onde uma...
Read More
Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Curiosidades
A actual bandeira da Arábia Saudita foi adoptada a 15 de Março de 1973, apesar de não divergir muito do...
Read More


Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel