Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Jeddah Arabia Saudita

Jeddah é uma metrópole cosmopolita da Arábia Saudita, com 3,4 milhões de habitantes, que levou um enorme boom económico nas últimas décadas e se estabeleceu como um importante centro de negócios do país.

À beira do Mar Vermelho, Jeddah é a mais agradável das grandes cidades na Arábia Saudita. Embora tenha sucumbido um pouco à modernidade, visitar Jeddah é fantástico porque esta preservou algumas de suas antigas casas do século XVIII, construídas em coral. É aqui que perderá várias horas a passear, e a tirar fotografias. A Cidade Velha, é um dos mais importantes locais UNESCO na Arábia Saudita.

Ponto de entrada por via marítima ou aérea dos dois principais locais de peregrinação de Meca e Medina, Jeddah é uma cidade extensa, a segunda maior da Arábia Saudita, e que se estende ao longo do Mar Vermelho por quase 30 km por uma enorme avenida à beira-mar, chamada Corniche.

Durante a sua estadia em Jeddah, não perca ainda uma das suas principais atracções, o famoso jacto de água mais alto do mundo com 312 metros de altura. A cidade também é famosa por conter o túmulo de Eva que infelizmente foi coberta de cimento pelas autoridades Wahhabis religiosas em 1975 porque não queriam que este monumento fosse um local de culto.

Em cada parte da cidade, pode-se descobrir bairros antigos, caminhar pelas calçadas e becos, examinando casas e praças extraordinárias que são testemunhas de fatos históricos notáveis. O distrito mais importante está situado na parte sul da cidade, onde existem duas belas mansões – a Nasif e Charbatly. Estas pertenceram a comerciantes notáveis, razão pela qual seu interior era mais como uma espécie de palácio real.

Muito interessante: Em Jeddah, está a ser construindo o mais alto edifício do mundo, a Jeddah Tower, com mais de 1km de altura. Este arranha-céus de arquitectura neo-futurista terá exactamente 1008 metros de altura, e o andar com um observatório será aos 700 metros.


Onde fica Jeddah


Jeddah / Gidá / Jidá

  • Área: 1686 km2
  • População: 3.9 milhões de habitantes
  • Situa-se no centro da península Arábica, num grande oásis.

Jeddah é a principal porta de entrada para Meca, a cidade mais sagrada do Islão, localizada a apenas 65 km a leste, enquanto Medina, a segunda cidade mais sagrada, está localizada a 360 km a norte.

Onde fica Jeddah

Fotos do centro histórico de Jeddah



O que visitar em Jeddah


Vista de Jeddah à noite
  1. Fonte do Rei Fahd
  2. Jeddah Tower
  3. Bairro histórico Al-Balad
  4. Museu Abdul Raouf Khalil
  5. Jeddah Corniche
  6. Naseef House
  7. Matbouli House Museum
  8. Atallah Happy Land Park
  9. Jungle Land Theme Park
  10. Mesquita flutuante
  11. Rotunda The Globe
  12. Rotunda Saudi Flag
  13. Abhur Bay
  14. Porta Makkah Gate
  15. Porta Bab Jadid
  16. Praia Alsaif
  17. Bait Alhodaif
  18. Athr Gallery
  19. Cemitério Alasad

Mapa dos pontos de interesse


Navegue no mapa e vá explorando os locais clicando nos marcadores azuis.

  • Fonte do Rei Fahd: Uma das maiores fontes do mundo, localizada em Jeddah, que oferece um espetáculo fascinante de luzes e água.
  • Jeddah Tower: Um arranha-céu em construção que será o edifício mais alto do mundo quando concluído, com vistas deslumbrantes da cidade.
  • Bairro histórico Al-Balad: Um local do Patrimônio Mundial da UNESCO que apresenta arquitetura tradicional e história da cidade de Jeddah.
  • Museu Abdul Raouf Khalil: Um museu dedicado ao artista e escultor Abdul Raouf Khalil, com exposições de suas obras e coleções de arte islâmica.
  • Jeddah Corniche: Uma área à beira-mar popular para caminhadas, passeios de bicicleta e apreciar a paisagem do Mar Vermelho.
  • Naseef House: Uma casa histórica que agora funciona como museu, oferecendo um vislumbre do estilo de vida da elite de Jeddah do século XIX.
  • Matbouli House Museum: Outra casa histórica transformada em museu, com exposições de artefatos e história da cidade.
  • Atallah Happy Land Park: Um parque de diversões para toda a família, com passeios emocionantes e atividades para crianças.
  • Jungle Land Theme Park: Um parque temático com uma grande variedade de atrações, incluindo um zoológico, passeios de aventura e piscinas.
  • Mesquita flutuante: Uma mesquita flutuante única que pode acomodar até 2.000 fiéis, localizada na costa de Jeddah.
  • Rotunda The Globe: Uma rotunda icônica que apresenta um mapa do mundo em mosaico e uma cúpula com uma vista panorâmica da cidade.
  • Rotunda Saudi Flag: Uma rotunda com a maior bandeira do mundo, ostentando as cores da Arábia Saudita.
  • Abhur Bay: Uma bela enseada que oferece atividades como passeios de barco, pesca e natação.
  • Porta Makkah Gate: Uma das entradas históricas da cidade, construída no século XVI e que oferece uma visão da antiga muralha da cidade.
  • Porta Bab Jadid: Outra porta histórica da cidade que oferece um vislumbre da história e da arquitetura de Jeddah.
  • Praia Alsaif: Uma praia popular com águas cristalinas e vistas deslumbrantes do Mar Vermelho.
  • Bait Alhodaif: Uma casa histórica que foi transformada em um centro cultural que apresenta exposições e eventos relacionados à arte e à cultura.
  • Athr Gallery: Uma galeria de arte contemporânea que exibe obras de artistas locais e internacionais.
  • Cemitério Alasad: Um cemitério histórico que apresenta mausoléus e túmulos de importantes figuras religiosas e culturais da região.

Atracções e Monumentos


Al-Balad


Al-Balad
Al-Balad

A cidade velha de Jeddah começa no século VII, período em que pescadores criaram uma povoação que hoje é conhecida como o distrito de Al-Balad. A área ainda mantém o a magia do passado, com edifícios impressionantes feitos de pedras de coral e madeira, os mais bonitos e os mais antigos de toda a cidade.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre Al-Balad em Jeddah:

  1. Patrimônio Mundial da UNESCO: Al-Balad é um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecido por sua arquitetura única e antiga, que combina estilos arquitetônicos islâmicos, egípcios e europeus. É um tesouro arquitetônico do passado da cidade e um testemunho da história e cultura de Jeddah.
  2. Mercado Tradicional: Al-Balad é conhecido por seus souks tradicionais, que vendem uma variedade de produtos, desde especiarias e perfumes até artesanato local. Os visitantes podem se aventurar pelas ruas estreitas e labirínticas do mercado, negociar com os vendedores locais e descobrir tesouros escondidos.
  3. Forte de Al-Mazloum: O Forte de Al-Mazloum é um dos principais pontos turísticos de Al-Balad. Construído no século XVIII, é um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura otomana na região e atualmente abriga um museu dedicado à história e cultura da cidade.
  4. Mesquita de Al-Shafi’i: A Mesquita de Al-Shafi’i é uma das mais antigas de Jeddah e está localizada em Al-Balad. É um exemplo notável da arquitetura islâmica tradicional, com um interior magnífico e um pátio espaçoso onde os visitantes podem relaxar e apreciar a beleza do local.
  5. Artesanato local: Al-Balad é um ótimo lugar para encontrar artesanato local, incluindo tapetes e tecidos bordados à mão, cerâmica e objetos em metal. Os visitantes podem explorar as lojas e oficinas e até mesmo participar de aulas de artesanato para aprender mais sobre as tradições locais e a história da cidade.

Mesquita flutuante


Mesquita flutuante em Jeddah
Mesquita flutuante em Jeddah

A majestosa Mesquita Al-Rahma é um luxuoso edifício de mármore branco de infraestrutura ultra-moderna. É conhecida como a “Mesquita Flutuante” devido à sua localização nas margens do Mar Vermelho tendo a sua base coberta pelas águas do mar.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre a Mesquita Flutuante em Jeddah:

  1. Localização única: A Mesquita Flutuante de Jeddah é uma mesquita construída sobre o Mar Vermelho, o que a torna uma atração turística única e inovadora. É acessível por um caminho suspenso, que leva os visitantes diretamente à mesquita, proporcionando uma vista incrível do mar e da cidade.
  2. Capacidade de lotação: A mesquita tem capacidade para receber até 1.500 pessoas, tornando-se uma das maiores mesquitas flutuantes do mundo. O edifício possui quatro andares, incluindo um piso subterrâneo para acomodar as mulheres.
  3. Arquitetura: A Mesquita Flutuante tem um design moderno e inovador que combina elementos arquitetônicos islâmicos e contemporâneos. O edifício é coberto com cúpulas brancas e possui quatro minaretes, cada um com 57 metros de altura, que acrescentam ao seu encanto e beleza.
  4. Símbolo de tolerância: A Mesquita Flutuante de Jeddah é considerada um símbolo de tolerância e respeito às diferentes culturas e religiões. A mesquita foi construída para receber pessoas de diferentes crenças e para promover a compreensão e a paz.
  5. Vistas panorâmicas: A mesquita oferece vistas panorâmicas incríveis do Mar Vermelho, que são especialmente bonitas ao pôr do sol. Os visitantes também podem apreciar a vista da cidade de Jeddah e do porto, tornando a mesquita flutuante um dos pontos turísticos mais populares da cidade.

Fonte do Rei


Fonte do Rei Fahd em Jeddah
Fonte do Rei Fahd em Jeddah

A impressionante Fonte do Rei está situada num local privilegiado da praia de Jeddah e tem a particularidade única de ser o jacto de água mais alto do mundo. A água é elevada a 312 metros de altura. À noite este local proporciona um espectáculo interessante enquanto que 500 pontos de luz colorida criam uma impressionante cortina de água dançante.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre a Fonte do Rei em Jeddah:

  1. Altura impressionante: A Fonte do Rei Fahd é uma das fontes mais altas do mundo, atingindo uma altura de 312 metros. A água é bombeada a uma velocidade de 375 litros por segundo e é lançada a uma altura de 260 metros.
  2. Localização: A Fonte do Rei Fahd está localizada na costa do Mar Vermelho, perto do Centro Comercial Jeddah Corniche, um dos pontos turísticos mais populares da cidade. A vista da fonte à noite é espetacular, com a luz colorida que brilha ao redor da água.
  3. Tecnologia avançada: A Fonte do Rei Fahd é alimentada por uma sofisticada estação de bombagem que permite o controle da altura da água e o formato da fonte. A água é iluminada com luzes LED que mudam de cor a cada poucos minutos.
  4. Símbolo da modernidade: A Fonte do Rei Fahd é vista como um símbolo da modernidade e desenvolvimento da Arábia Saudita. A construção da fonte foi um projeto de grande envergadura e um grande avanço tecnológico para o país.
  5. Acessível ao público: A Fonte do Rei Fahd é um ponto turístico popular em Jeddah e é facilmente acessível ao público. É um lugar popular para tirar fotos, apreciar a vista do Mar Vermelho e relaxar à sombra das árvores do parque ao redor da fonte.

Portas da antiga Jeddah


As muralhas antigas de Jeddah foram construídas para proteger a cidade dos ataques dos português que estavam presentes no Mar Vermelho à vários séculos atrás. Apesar das muralhas não existirem mais mais em Jeddah, as seis portas com as suas impressionantes torres podem ainda ser admiradas espalhadas pela cidade antiga. Durante a noite, as portas estão iluminadas, para que possa aproveitar a organização de um passeio nocturno por Jeddah.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre as portas da antiga Jeddah:

  1. Importância histórica: As portas da antiga Jeddah são uma parte importante do património cultural da cidade e datam do século XVI. Elas são um exemplo da arquitetura da época e serviam para proteger a cidade de invasões.
  2. Património Mundial: As portas da antiga Jeddah foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 2014. Elas fazem parte de um conjunto de edifícios históricos no bairro antigo de Al-Balad, que representa um importante centro comercial na rota de comércio do Mar Vermelho.
  3. Estilo arquitetónico: As portas da antiga Jeddah têm um estilo arquitetónico único que reflete a cultura e a história da região. As portas são feitas de pedra calcária e têm arcos de estilo islâmico. Elas também apresentam padrões geométricos intrincados esculpidos em relevo na pedra.
  4. Nomes simbólicos: Cada porta tem um nome simbólico que representa a sua importância histórica. Por exemplo, a Porta de Al-Magharba é assim chamada porque era o ponto de entrada para os peregrinos que chegavam a Jeddah vindo de Marrocos. A Porta de Al-Mathloum é assim chamada porque ficava próxima a uma antiga prisão.
  5. Importância turística: As portas da antiga Jeddah são uma atração turística popular e a maioria delas está aberta ao público. Os visitantes podem caminhar por entre as portas e experimentar um pouco da história e cultura da região. As portas são um excelente lugar para tirar fotos e apreciar a beleza da arquitetura histórica da cidade.

Museu Abdul Raouf Khalil


Museu Abdul Raouf Khalil em Jeddah
Museu Abdul Raouf Khalil em Jeddah

O magnífico Museu Abdul Raouf Khalil mostra a longa história da cidade de Jeddah ao longo dos tempos. A exposição deste museu em Jeddah apresenta peças que remontam à era pré-islâmica, ao período pré-moderno e à rica cultura muçulmana da cidade. Além disso, o edifício contém uma mesquita com fachadas que pertenciam a um antigo castelo.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre este museu:

  1. Importância histórica: O museu foi fundado em 1999 em homenagem ao artista saudita Abdul Raouf Khalil, que é considerado um dos pioneiros da arte moderna na Arábia Saudita. O museu é dedicado à preservação e exibição de sua obra de arte, bem como de outras coleções de arte e artefatos.
  2. Exposições permanentes e temporárias: O museu tem exposições permanentes de obras de arte de Abdul Raouf Khalil e outras coleções de arte islâmica, bem como exposições temporárias que apresentam obras de artistas contemporâneos de todo o mundo.
  3. Arquitetura: O edifício do museu é uma atração em si, com sua arquitetura contemporânea e fachada em vidro que oferece vistas panorâmicas do Mar Vermelho. O design do museu foi inspirado na arte islâmica e inclui uma torre alta e um pátio central.
  4. Programas educacionais: O museu oferece uma série de programas educacionais para estudantes e visitantes de todas as idades. Os programas incluem visitas guiadas, palestras, oficinas de arte e outros eventos.
  5. Localização: O Museu Abdul Raouf Khalil está localizado no coração de Jeddah, perto do famoso Jeddah Corniche e do mar Vermelho. A sua localização central torna-o facilmente acessível para os visitantes que desejam explorar a cidade e a sua rica cultura.

Jeddah Corniche


Jeddah Corniche Arabia Saudita
Jeddah Corniche Arabia Saudita

A Corniche de Jeddah é um incrível passeio para pedestres com 35 km de comprimento, com vistas magníficas do Mar Vermelho. Local preferido para familias caminhar ao final do dias, há várias esculturas modernas que adornam os seus espaços públicos, incluindo obras de arte de famosos escultores como Alexander Calder, Henry Moore e Joan Miró.

Aqui estão 5 coisas importantes sobre o Jeddah Corniche:

  1. Localização: O Jeddah Corniche é uma área costeira da cidade, com mais de 30 km de extensão, que se estende desde a área de Al Hamra até a área de Al Andalus. A sua localização é uma das suas características mais marcantes, permitindo vistas deslumbrantes do Mar Vermelho.
  2. Atividades ao ar livre: O Corniche é um destino popular para atividades ao ar livre, como caminhadas, jogging, ciclismo e piqueniques. Há muitas áreas de lazer ao longo da costa, incluindo parques e jardins com paisagens exuberantes e equipamentos recreativos para as crianças.
  3. Atrações turísticas: Há várias atrações turísticas ao longo do Jeddah Corniche, como o Farol de Jeddah, a Fonte do Rei Fahd, o Mercado Al Shate’e e o Monumento Al Nahda. A Corniche também abriga uma grande variedade de restaurantes, cafés, lojas e shoppings.
  4. Arte e Cultura: A Corniche é um centro importante de arte e cultura em Jeddah. É o local onde muitas das exposições culturais e festivais da cidade ocorrem, incluindo o Festival de Jeddah, que atrai muitos visitantes a cada ano.
  5. Beleza natural: O Jeddah Corniche é um destino turístico popular por causa da sua beleza natural. A costa é composta por praias de areia branca, águas cristalinas e recifes de corais, o que faz com que seja um local popular para mergulho, natação e outros esportes aquáticos.

Naseef House


Naseef House Jeddah
Naseef House Jeddah

A mais bonita casa restaurada da Cidade Velha De Gidá pertenceu à família de comerciantes mais poderosa de Jeddah, e é hoje um centro cultural. A Naseef House foi construída em 1872 e está distribuída por 7 andares, oferecendo exemplos requintados de decoração islâmica em seu interior. A pequena praça em frente à entrada principal abriga a árvore mais antiga e outrora a única em toda a cidade de Jeddah.

Aqui estão cinco coisas importantes sobre Jeddah Naseef House:

  1. História: Jeddah Naseef House é uma casa histórica de 400 anos que pertencia a uma das famílias mais proeminentes de Jeddah. A casa foi construída em estilo otomano e possui várias características arquitetônicas exclusivas.
  2. Museu: A casa foi transformada em um museu que abriga exposições sobre a história e a cultura de Jeddah. Os visitantes podem ver artefatos históricos, incluindo móveis antigos, objetos pessoais e fotografias da cidade.
  3. Arquitetura: A arquitetura da casa é uma das principais atrações para os visitantes. O edifício é composto por vários andares e pátios internos, cada um com sua própria característica arquitetônica única. A casa é um excelente exemplo de como a arquitetura otomana se desenvolveu em Jeddah.
  4. Localização: Jeddah Naseef House está localizada no bairro histórico de Al-Balad, que é famoso por suas antigas casas de coral e ruas estreitas. Al-Balad é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos principais destinos turísticos de Jeddah.
  5. Patrimônio Cultural: Jeddah Naseef House é um importante exemplo do patrimônio cultural de Jeddah e da Arábia Saudita. A casa é um testemunho da história da cidade e um lembrete da importância de preservar o patrimônio cultural para as gerações futuras.

Alojamento em Jeddah


Jeddah, uma cidade vibrante e histórica da Arábia Saudita, oferece muitas opções de alojamento para os turistas. Existem hotéis de luxo, resorts e apartamentos para aluguel de curto prazo, bem como hotéis econômicos e hostels para aqueles que viajam com orçamento limitado.

Os hotéis de luxo em Jeddah oferecem instalações e comodidades de classe mundial, incluindo quartos espaçosos e elegantes, restaurantes requintados, piscinas e spas de primeira classe. Esses hotéis também são conhecidos por sua hospitalidade, oferecendo aos hóspedes uma experiência luxuosa e exclusiva.

Os resorts em Jeddah são perfeitos para aqueles que procuram um ambiente tranquilo e relaxante. Com praias de areia branca e vista para o Mar Vermelho, os resorts oferecem instalações de lazer como piscinas, quadras de tênis, academias e spas.

Os apartamentos para aluguel de curto prazo em Jeddah são uma ótima opção para quem procura um lugar para ficar por um período mais longo. Esses apartamentos geralmente são equipados com cozinhas, salas de estar e quartos, oferecendo uma opção mais confortável e caseira para os visitantes.

Para aqueles que viajam com um orçamento limitado, os hotéis econômicos e hostels são uma opção viável. Esses estabelecimentos oferecem quartos confortáveis ​​a preços acessíveis e muitas vezes incluem comodidades como Wi-Fi gratuito e café da manhã continental.

Independentemente do tipo de alojamento escolhido, é importante reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada de turismo em Jeddah. É aconselhável pesquisar as opções disponíveis e comparar preços para encontrar a melhor opção para suas necessidades e orçamento.

Booking.com

Transfere do Aeroporto

Existem várias opções de transporte disponíveis para transferir do Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz para o centro de Jeddah.

Uma das opções mais comuns é pegar um táxi, que pode ser facilmente encontrado fora do aeroporto. Existem táxis oficiais do aeroporto que possuem preços fixos para as diferentes áreas de Jeddah, bem como táxis particulares que podem ser negociados.

Outra opção é utilizar o serviço de transporte público, que inclui ônibus e metro. A estação de metro do aeroporto foi inaugurada recentemente e pode ser uma opção rápida e econômica para chegar ao centro da cidade.

Algumas empresas de turismo também oferecem serviços de traslado do aeroporto para hotéis e outras atrações turísticas. Esses serviços geralmente devem ser reservados com antecedência.

Além disso, alguns hotéis em Jeddah oferecem serviços de traslado / transfer do aeroporto para seus hóspedes. É importante verificar com o hotel as opções disponíveis e os preços praticados.

Independentemente da opção escolhida, é importante estar ciente das tarifas e condições antes de embarcar em qualquer meio de transporte.



Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel