Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca

Jeddah Arabia Saudita

Jeddah é uma metrópole cosmopolita da Arábia Saudita, com 3,4 milhões de habitantes, que levou um enorme boom económico nas últimas décadas e se estabeleceu como um importante centro de negócios do país.

À beira do Mar Vermelho, Jeddah é a mais agradável das grandes cidades na Arábia Saudita. Embora tenha sucumbido um pouco à modernidade, visitar Jeddah é fantástico porque esta preservou algumas de suas antigas casas do século XVIII, construídas em coral. É aqui que perderá várias horas a passear, e a tirar fotografias. A Cidade Velha, é um dos mais importantes locais UNESCO na Arábia Saudita.

Ponto de entrada por via marítima ou aérea dos dois principais locais de peregrinação de Meca e Medina, Jeddah é uma cidade extensa, a segunda maior da Arábia Saudita, e que se estende ao longo do Mar Vermelho por quase 30 km por uma enorme avenida à beira-mar, chamada Corniche.

Durante a sua estadia em Jeddah, não perca ainda uma das suas principais atracções, o famoso jacto de água mais alto do mundo com 312 metros de altura. A cidade também é famosa por conter o túmulo de Eva que infelizmente foi coberta de cimento pelas autoridades Wahhabis religiosas em 1975 porque não queriam que este monumento fosse um local de culto.

Em cada parte da cidade, pode-se descobrir bairros antigos, caminhar pelas calçadas e becos, examinando casas e praças extraordinárias que são testemunhas de fatos históricos notáveis. O distrito mais importante está situado na parte sul da cidade, onde existem duas belas mansões – a Nasif e Charbatly. Estas pertenceram a comerciantes notáveis, razão pela qual seu interior era mais como uma espécie de palácio real.

Muito interessante: Em Jeddah, está a ser construindo o mais alto edifício do mundo, a Jeddah Tower, com mais de 1km de altura. Este arranha-céus de arquitectura neo-futurista terá exactamente 1008 metros de altura, e o andar com um observatório será aos 700 metros.


Onde fica Jeddah


Jeddah / Gidá / Jidá

  • Área: 1686 km2
  • População: 3.9 milhões de habitantes
  • Situa-se no centro da península Arábica, num grande oásis.

Jeddah é a principal porta de entrada para Meca, a cidade mais sagrada do Islão, localizada a apenas 65 km a leste, enquanto Medina, a segunda cidade mais sagrada, está localizada a 360 km a norte.

Onde fica Jeddah

Fotos do centro histórico de Jeddah



O que visitar em Jeddah


Vista de Jeddah à noite
  1. Fonte do Rei Fahd
  2. Jeddah Tower
  3. Bairro histórico Al-Balad
  4. Museu Abdul Raouf Khalil
  5. Jeddah Corniche
  6. Naseef House
  7. Matbouli House Museum
  8. Atallah Happy Land Park
  9. Jungle Land Theme Park
  10. Mesquita flutuante
  11. Rotunda The Globe
  12. Rotunda Saudi Flag
  13. Abhur Bay
  14. Porta Makkah Gate
  15. Porta Bab Jadid
  16. Praia Alsaif
  17. Bait Alhodaif
  18. Athr Gallery
  19. Cemitério Alasad

Mapa dos pontos de interesse


Navegue no mapa e vá explorando os locais clicando nos marcadores azuis.


Atracções e Monumentos


Al-Balad


Al-Balad
Al-Balad

A cidade velha de Jeddah começa no século VII, período em que pescadores criaram uma povoação que hoje é conhecida como o distrito de Al-Balad. A área ainda mantém o a magia do passado, com edifícios impressionantes feitos de pedras de coral e madeira, os mais bonitos e os mais antigos de toda a cidade.


Mesquita flutuante


Mesquita flutuante em Jeddah
Mesquita flutuante em Jeddah

A majestosa Mesquita Al-Rahma é um luxuoso edifício de mármore branco de infraestrutura ultra-moderna. É conhecida como a “Mesquita Flutuante” devido à sua localização nas margens do Mar Vermelho tendo a sua base coberta pelas águas do mar.


Fonte do Rei


Fonte do Rei Fahd em Jeddah
Fonte do Rei Fahd em Jeddah

A impressionante Fonte do Rei está situada num local privilegiado da praia de Jeddah e tem a particularidade única de ser o jacto de água mais alto do mundo. A água é elevada a 312 metros de altura. À noite este local proporciona um espectáculo interessante enquanto que 500 pontos de luz colorida criam uma impressionante cortina de água dançante.


Portas da antiga Jeddah


As muralhas antigas de Jeddah foram construídas para proteger a cidade dos ataques dos português que estavam presentes no Mar Vermelho à vários séculos atrás. Apesar das muralhas não existirem mais mais em Jeddah, as seis portas com as suas impressionantes torres podem ainda ser admiradas espalhadas pela cidade antiga. Durante a noite, as portas estão iluminadas, para que possa aproveitar a organização de um passeio nocturno por Jeddah.


Museu Abdul Raouf Khalil


Museu Abdul Raouf Khalil em Jeddah
Museu Abdul Raouf Khalil em Jeddah

O magnífico Museu Abdul Raouf Khalil mostra a longa história da cidade de Jeddah ao longo dos tempos. A exposição deste museu em Jeddah apresenta peças que remontam à era pré-islâmica, ao período pré-moderno e à rica cultura muçulmana da cidade. Além disso, o edifício contém uma mesquita com fachadas que pertenciam a um antigo castelo.


Jeddah Corniche


Jeddah Corniche Arabia Saudita
Jeddah Corniche Arabia Saudita

A Corniche de Jeddah é um incrível passeio para pedestres com 35 km de comprimento, com vistas magníficas do Mar Vermelho. Local preferido para familias caminhar ao final do dias, há várias esculturas modernas que adornam os seus espaços públicos, incluindo obras de arte de famosos escultores como Alexander Calder, Henry Moore e Joan Miró.


Naseef House


Naseef House Jeddah
Naseef House Jeddah

A mais bonita casa restaurada da Cidade Velha De Gidá pertenceu à família de comerciantes mais poderosa de Jeddah, e é hoje um centro cultural. A Naseef House foi construída em 1872 e está distribuída por 7 andares, oferecendo exemplos requintados de decoração islâmica em seu interior. A pequena praça em frente à entrada principal abriga a árvore mais antiga e outrora a única em toda a cidade de Jeddah.


Alojamento em Jeddah


Booking.com

Transfere do Aeroporto




Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel