A cultura da Arábia Saudita

A cultura da Arábia Saudita

Os costumes e a cultura da Arábia Saudita não poderiam deixar de ser influenciados pela omnipresença do Islão no país e pelo conservadorismo reinante.

É preciso ter em conta que apenas há 50 anos a Arábia Saudita era um país pobre com uma população reduzida que vivia essencialmente de forma nómada.

Os códigos vigentes durante séculos, correspondentes a este cenário, não se dissolveram totalmente, e muitos dos costumes e da etiqueta social saudita tem como base as regras de então.

A nível espiritual e fé, a religião da Arábia Saudita é o Islão, com um regime político que se pode definir como uma teocracia e onde uma vertente do Sunismo, o Wahhabismo ou Salafasimo, é dominante. Esta corrente religiosa inspira-se nos ensinamentos do clérigo Muhammad ibn Abd al Wahhab, que viveu no século XVIII.

Profundamente religioso, culturalmente conservador e geograficamente desafiador, o Reino da Arábia Saudita pode ser difícil para os estrangeiros que queiram fazer turismo.

Os valores familiares na Arábia Saudita:

  • A família e a tribo são a base da estrutura social do país.
  • Os sauditas conhecem sua herança, o seu clã e sua família extensa, bem como sua família mais próxima.
  • Os sauditas levam muito a sério as suas responsabilidades para com a família.
  • As famílias sauditas tendem a ser grandes e a família mais afastada é bastante próxima também.
  • Alguém que precise de alguma coisa, será logo ajudado pela família em momentos de necessidade.
  • O nepotismo é considerado uma coisa boa, pois implica que se dá emprego a pessoas a quem se tem total confiança. Nepotismo, é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas.
Arabia Saudita cultura e tradições

Cultura árabe


Como é a cultura da Arábia Saudita?

Como é a cultura da Arábia Saudita

A cultura da Arábia Saudita é fortemente desenhada à volta do seu importante património religioso, do seu papel histórico sendo um antigo centro de trocas comerciais, e das suas tradições beduínas. A sociedade saudita evoluiu pouco ao longo dos anos, e os seus valores e tradições, hospitalidade, e estilo de vestir, estão a tentar adaptar-se à modernização global.

O que é considerado rude na Arábia Saudita?

O que é considerado rude na Arábia Saudita

Há uma série de costumes na Arábia Saudita que se devem respeitar. Não se deve comer com a mão esquerda, já que é considerada a mão suja. Nunca se deve perguntar a um homem saudita acerca da sua esposa, é muito desrespeitoso. Homens que se encontram pela primeira vez ou que se conhecem casualmente apertam as mãos, mas homens que são amigos íntimos ou familiares também dão um beijo em cada bochecha.

Como se cumprimenta alguém na Arábia Saudita?

A cultura da Arábia Saudita

Quando as pessoas da Arábia Saudita se cumprimentam dizem: “Salam alaikum” (A paz esteja consigo), à qual a resposta obrigatória é “Wa alaikum as-salam” (E consigo esteja a paz). Quem diz assalamu alaikum? Muçulmanos de todos os países do mundo, dizem essa frase como uma maneira de marcar e afirmar sua fé. A resposta educada à frase é wa alaikum assalam, que significa “e a paz esteja com você”.

Os homens apertam as mãos.

Bons amigos podem cumprimentar-se com um aperto de mão e um beijo em cada bochecha, às vezes três.

É costume segurar o aperto de mão por muito mais tempo do que o esperado na cultura ocidental.

As mulheres geralmente abraçam e beijam amigos íntimos e dentro de uma empresa geralmente apertam as mãos ou colocam as mãos nos corações.

Homens e mulheres não se cumprimentam em público, a não ser que sejam da mesma família. Isso não se aplica a estrangeiros.

Quando os sauditas se cumprimentam, levam tempo e conversam sobre coisas banais.

Qual é o evento mais importante para os sauditas?

Qual é o evento mais importante para os sauditas

Todas as tradições da Arábia Saudita vêm do Islão e dos costumes árabes. Um evento importante para todos os sauditas é o Ramadão, o mês sagrado. Durante este período, os muçulmanos jejuam do nascer do Sol até ao anoitecer. O jejum culmina com o feriado de Eid Al Fitr.

Devido à importância desta festividade religiosa, a prática pública do jejum é obrigatória. Os turistas estrangeiros ou habitantes não muçulmanos não podem comer, fumar ou beber em público durante o Ramadão entre as horas do nascer e do pôr do sol.

Outro evento importante para a cultura saudita é o Hajj, que é a peregrinação a Meca que junta milhões de peregrinos muçulmanos de todo o mundo. A temporada do Hajj termina com o feriado de Eid Al Adha.

Quais são algumas curiosidades da cultura árabe?

A cultura da Arábia Saudita

Os sauditas sentem-se à vontade com pouca distância pessoal. Geralmente gostam de estar próximos um dos outros.

Mesmo no dia-a-dia, as pessoas gostam de estar juntas. Na mesquita, nas filas de espera, às compras, etc., as pessoas ficam muito mais confortáveis se estiverem junto umas às outras.

Entre os sexos, a distância é muito grande. Os homens sauditas geralmente evitam o contacto visual com mulheres que não são da sua família.

Também é muito comum que os homens andem de mãos dadas. Isto não tem conotações sexuais. É assim mesmo em todos os países muçulmanos.


A hospitalidade da religião


A hospitalidade e a entreajuda é um destes vestígios. Não se sobrevive no deserto sem o apoio da tribo, do grupo, do vizinho. A partir de Setembro de 2019 o reino saudita finalmente anunciou a introdução de um sistema online de visto para a Arábia Saudita. Hoje em dia visitar a Arábia Saudita é sinónimo de ser bem recebido num país que não está muito habituado a receber turistas.

Os sauditas, ao encontrarem-se, cumprimentam-se prolongadamente, num longo ritual verbal, que passa pela inquirição da condição da família um do outro, sem contudo perguntarem directamente pelas esposas, o que seria altamente ofensivo. Existe contacto físico durante estes cumprimentos, mesmo que não se conheçam previamente.

A cultura da Arábia Saudita

A família é um pilar importante na sociedade saudita, e as visitas entres os seus membros é uma permanente diária e para as mulheres estas saídas são quase as únicas ocasiões em que deixam as suas casas.

É mesmo costume que as famílias vivam em complexos com múltiplos agregados, formando-se logo ali um clã que tem preferência em todos os aspectos da vida dos sauditas.

Os negócios, os laços de amizade, a sociabilização, dá-se acima de tudo ali, só passando para elementos de outras famílias e de outras tribos se tal for imperativo.


A vida quotidiana


A cultura da Arabia Saudita

A vida quotidiana do homem saudita inicia-se com um período de trabalho – caso tenha um emprego ou negócio – a que se segue uma sesta a meio da tarde. Depois, inicia-se um período de sociabilização, que se inicia por volta das seis da tarde. Nessa altura os homens conversam, divertem-se, jogam às cartas, fumam shisha e, antes de regressar a casa, tomam juntos uma refeição.

Na vida diária há uma série de actos que à luz dos costumes vigentes são considerados ofensivos. Não se mostra a sola dos pés ou do calçado a ninguém e não se usa a mão esquerda em nenhum acto que envolva outra pessoa nem para comer.

Numa conversa nunca se vai direito ao assunto, sendo necessário antes gastar algum tempo com temas banais e beber descontraidamente um chá ou um café. Não é de bom tom elogiar algo que um saudita tenha, como um relógio ou um telemóvel, pois segundo os costumes ancestrais este fica obrigado pelas leis da hospitalidade a oferecer a peça.

Na Arábia Saudita existe um regime de poligamia, segundo o qual o homem pode ter várias esposas, mas não mais do que quatro, que deverão ser tratadas de igual forma.

De resto, há uma miríade de pequenos costumes, evidentes para os sauditas mas muito curiosos para quem visita. Por exemplo, entre irmãos, os mais velhos sentam-se sempre numa posição mais alta, em situações formais, e entram primeiro numa sala, devendo esperar que os mais novos lhes beijem a mão.



Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel