A população da Arábia Saudita

A população da Arábia Saudita

Segundo as últimas estimativas, a população da Arábia Saudita é de quase 34 milhões de habitantes. Cerca de 1/5, ou seja, 7 milhões, vive na capital, Riade. Pode parecer um número considerável, mas tendo em conta a vasta área do país, 2,149,690 Km2, não se pode dizer que se trate de um país populoso.

Para ter uma ideia, a Arábia Saudita tem cerca de metade da extensão de toda a União Europeia. Assim, enquanto na Arábia Saudita se encontram em média 16 habitantes por quilómetro quadrado, na Holanda esse valor é de 417 e em Portugal de 115.

Quem mora na Arábia Saudita:

  1. Etnicamente a esmagadora maioria dos cidadãos são árabes, com 90% do total.
  2. Os restantes 10% são afro-asiáticos. Mas estes números não tomam em conta os estrangeiros residentes, a médio ou longo prazo.
  3. Os indianos são de longe a maior minoria estrangeira, com quase 2,5 milhões de pessoas.
  4. Quanto a ocidentais, o seu número ronda os 100 mil.
  5. A estes números há que adicionar cerca de 5 milhões de refugiados ilegais, cuja deportação está prevista para os próximos anos.
Riade Arabia Saudita
Riade a capital da Arabia Saudita

E mesmo assim estes números são uma novidade na história recente do país. Em 1955 a população era de 3,5 milhões de habitantes e se em 1975 tinha duplicado, no ano 2000 já chegava aos 18 milhões. O que significa que nos últimos 18 anos duplicou de novo.

Mais alguns dados estatísticos: quase 80% da população vive em meios urbanos e a média de idade ronda os 30 anos. Em Portugal, é de 44 anos. A expectativa de vida à nascença dos sauditas é de quase 76 anos. Os dados oficiais do Governo, publicados em 2014, apontam para 10 milhões de estrangeiros a residir no país, ou seja, 33% da população total.



Alojamento na Arábia Saudita


Booking.com
Burj Rafal Hotel