Índice
A Arábia Saudita é um país do Médio Oriente, e faz fronteira como muitos países tais como o Catar, os Emirados Árabes Unidos, o Iémen, a Omã, a Jordânia, o Kuwait, e com o Iraque.
Geograficamente o lugar onde está situado este país chama-se a Península Arábica.
Normalmente esta região onde está localizada a Arábia Saudita é chamada de Golfo (os países do Golfo), pela presença do mar do Golfo Pérsico e do Golfo Arábico.
Para ficar a saber onde fica a Arábia Saudita é muito fácil. Repare bem o mapa da localização e dos seus países vizinhos. A região central deste mapa é toda deserto, pode-se notar a Península Arábica rodeada pelo Mar Vermelho no lado esquerdo e pelo Golfo Pérsico no lado direito.
Mapa da Arábia Saudita – Fronteiras
Onde fica a Arábia Saudita no mundo?
A Arábia Saudita fica no sudoeste asiático ocupando a maior parte da Península Arábica. Faz fronteira-terra com o Iémen, com Omã, com o Qatar, com a Jordânia, com o Iraque e com os Emirados Árabes Unidos. O país tem costa no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.
A Arábia Saudita é um país ou um reino?
A Arábia Saudita é um país reino, ou seja, é um país governado por uma monarquia, que é uma forma de governo em que o cargo supremo cabe a uma única pessoa, vitalício e hereditário. Oficialmente chamado de Reino da Arábia Saudita, é um Estado muçulmano árabe situado no sudoeste da Ásia.
Por que razão é conhecida a Arábia Saudita?
A Arábia Saudita é fundamentalmente conhecida por três razões. A primeira é por ser o país berço da religião muçulmana e abriga os lugares mais sagrados do Islão, nas cidades de Meca e Medina. O rei da Arábia Saudita é chamado de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas. Em segundo lugar, o país tem as maiores reservas de petróleo do mundo. E em terceiro lugar, na Arábia Saudita há Madain Saleh, um dos lugares históricos mais lindos do mundo. Claro que podiamos escrever mais razões de orgulho do país, mas escolhemos as três mais importantes.
Qual é a língua oficial da Arábia Saudita?
O idioma oficial da Arábia Saudita é o árabe. O inglês também é falado e ensinado obrigatoriamente como segunda língua nas escolas. Existem três dialectos árabes regionais principais: o árabe Najdi, o árabe Hejazi e o árabe do Golfo.
Quais os países que fazem fronteira com a Arábia Saudita?
A Arábia Saudita faz fronteira terrestre com Omã, com o Catar, com o Iémen, com a Jordânia, com o Iraque e com os Emirados Árabes Unidos. O país tem ainda costa no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho. Geograficamente este país é sensivelmente maior que o México, e tem deserto, montanhas e muitas praias com belos recifes de coral.
Mapa da Arábia Saudita – Regiões
Destinos
Visitar a Arábia Saudita
Al Ula, maravilha histórica no deserto
Jeddah (Gidá, Jidá), Porta para Meca
Cidades da Arábia Saudita
Locais UNESCO na Arábia Saudita
Geografia
A capital da Arábia Saudita é Riade, e encontra-se no seu centro. Medina, Meca, e já agora Jeddah, localizam-se numa área relativamente pequena, numa faixa próxima da costa ocidental, banhada pelo Mar Vermelho.
Basicamente a Arábia Saudita confina a oeste e leste com o Mar Vermelho e com o Golfo Pérsico, tendo como vizinhos a sul o Iémen, o Omã e os Emirados Árabes Unidos. A norte, a Jordânia, o Iraque e o Kuwait. O pequeno Qatar e o minúsculo Bahrain são como que enclaves na costa oriental da Arábia Saudita.
Façamos agora a leitura dos aspectos geográficos do mapa da Arábia Saudita. A sul, correndo de leste para oeste, vê-se um enorme deserto, a maior área de areia contígua do mundo, a que chamam de Rub’ al-Khali, com uma extensão de 647,500 km2. Daqui eleva-se para norte o que se pode considerar uma extensão desta zona, mas na realidade praticamente todo o país é um conjunto de desertos ligados entre si a que se dá o nome global de Deserto da Arábia.
A quebra mais notável a esta predominância de desertos é a do Planalto Central, que se forma quase encostado à costa do Mar Vermelho, e onde se encontram as cidades sagradas de Medina e Meca.
Mapas da Arábia Saudita
O imaginário de muitas pessoas a Arábia e os árabes confundem-se com a Arábia Saudita. O nome do país muito contribuirá para isso, assim como a importância de Meca e Medina, que ali se localizam, para o mundo árabe. Mas a verdade é que a capital mais duradoura do império árabe foi Bagdade.
A observação do mapa da região ajuda a compreender a situação: a Arábia Saudita ocupa a esmagadora maioria da ampla península arábica, mais ou menos 80%, e o seu tamanho é muito superior a qualquer um dos outros países árabes do Golfo.
A Península Arábica
A Arábia Saudita ocupa cerca de 80% da península arábica, ocupando toda a sua área central. Esta península desértica é uma clara área de transição: separa a África da Ásia e o mar Mediterrâneo do Oceano Índico.
Esta posição confere à Arábia Saudita uma imensa importância estratégica. As suas costas controlam duas vias marítimas fundamentais: o Golfo Pérsico, por onde passa uma boa parte do comércio mundial de petróleo, e o Mar Vermelho, porta de entrada e saída dos navios que passando pelo Canal do Suez transitam entre a Europa e a costa oriental de África e boa parte da Ásia.
Além disso, há o petróleo. Uma boa parte das reservas mundiais de crude encontram-se no subsolo saudita e sob os seus países vizinhos.
Há oito países com fronteiras com a Arábia Saudita: a sul, o Iémen, o Omã e os Emirados Árabes Unidos. A leste, os pequenos estados do Qatar e do Bahrein. A nordeste o Kuwait e o Iraque, e a noroeste a Jordânia.
Sem uma fronteira directa, mas a curta distância e separados apenas por uma estreita faixa de mar, encontram-se a oeste os países africanos, o Egipto, o Sudão e a Eritreia, e a leste o Irão.
A centralidade da Arábia Saudita, se esquecermos a tendência eurocentrista, revela-se nos tempos de voo necessário para se viajar de lá para múltiplos destinos: cerca de 8 horas para a África do Sul, 4 horas para a Índia, 4 horas para a Alemanha, 4 horas para a Rússia, 7 horas para a China, 3 horas para a Grécia.