Visitar a Arábia Saudita

Babuíno-sagrado nas montanhas de Hijaz na Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um país tradicionalmente fechado ao turismo. Pelo menos ao turismo tal como o entendemos, porque as peregrinações a Meca e a Medina trazer ao país milhões largos de pessoas por ano, mas tratam-se de peregrinações de carácter religioso.

A sua natureza conservadora leva-a a reduzir os contactos com o exterior ao mínimo, especialmente no que toca ao mundo ocidental. É um dos países do mundo para os quais é quase impossível a obter um visto de turismo, especialmente para uma viagem independente, mas surgem agora notícias de uma abertura controlada.

O herdeiro ao trono pretende dinamizar o turismo na Arábia Saudita, fala da abertura de novos resorts, de rivalizar com os vizinhos Emirados Árabes Unidos nesta frente. Mohammed Bin Salman pretende que 2030 visitem o seu país 30 milhões de turistas. Para já as autoridades criaram um sistema de e-vistos que agilizará o processo, dentro do possível, de obtenção de autorização de entrada no país.

Porquê visitar a Arábia Saudita?

Visitar a Arábia Saudita
Costa montanhosa para visitar na Arábia Saudita

Bem, para além das condições balneares existentes nas suas costas, especialmente na do Mar Vermelho, para onde estão planeados os empreendimentos destinados ao turismo, a Arábia Saudita tem uma vasta quantidade de locais de interesse histórico e natural.

Na lista de Património Mundial da Humanidade existem cinco locais
UNESCO na Arábia Saudita, a que se juntam nove outros candidatos. A verdade é que por se encontrar tão fechado ao turismo, o país encerra maravilhas que se mantêm desconhecidas dos viajantes.

Existem cinco locais na lista actual, todos eles adicionados à lista desde 2008. Para além disso há mais nove lugares candidatos à inclusão.

1

Mada’in Saleh

Quem já ouviu falar de Madain Saleh, uma cidade nabateia com traços semelhantes aos da famosa Petra, na Jordânia? Este é apenas um exemplo, mas quem visitar a Arábia Saudita terá muito com que se maravilhar.

2

Mada'in Saleh na Arabia Saudita

2

Centro Histórico de Jeddah

3

Arte Rupestre na Região de Hail

A própria Jeddah, uma porta de entrada tradicional para os peregrinos que se destinam a Meca, tem um centro histórico fascinante.

4

At-Turaif

5

Oásis de Al-Hahsa

O caminho de ferro de Hejaz, construído em 1909 pelos Otomanos para providenciar transporte aos peregrinos que vinham de Damasco, tem um par de segmentos em utilização, que oferecem uma experiência única.

Em Al Hula, no Noroeste do país, o visitante encontrará uma imensa cidade fantasma feita de oitocentas casas de lama, algumas delas com mais de dois mil anos.

Dhee Ayn é uma aldeia fortificada construída numa montanha de mármore, um reduto impressionante numa região conhecida como a “terra das mil e uma torres”, devido às muitas estruturas defensivas existentes por ali.

Os que se interessam mais por fenómenos naturais terão sempre as delícias do deserto, com o seu silêncio ensurdecedor, as areias sem fim, as noites sob um tecto de estrelas.

Mas há locais específicos que interessarão ao turista, como Al Wahbah, um aparente local de impacto de um meteorito que na realidade é de formação vulcânica.

Agora que se dissiparam as dúvidas sobre os atractivos da Arábia Saudita para o visitante, é preciso deixar claro que se trata de um país muito particular, com regras próprias, por vezes severas e com consequências graves para os infractores.

Será melhor estudar com atenção o que pode ou não fazer durante a sua visita para se manter a salvo de incidentes com as autoridades.

Destinos na Arábia Saudita

Cidades da Arábia Saudita

Cidades da Arábia Saudita

Destinos
As Cidades da Arábia Saudita variam de tamanho e de localização. Apesar da capital do país, Riade, ser essencialmente uma...
Read More
Riade, a capital da Arábia Saudita

Riade, a capital da Arábia Saudita

Destinos
A capital da Arábia Saudita chama-se Riade - Riyadh - e tem cerca de 8 milhões de habitantes. Como todo...
Read More