Significado da Bandeira da Arábia Saudita

Este artigo é sobre: “arabia saudita bandeira”.

A actual bandeira da Arábia Saudita foi adoptada a 15 de Março de 1973, apesar de não divergir muito do design existente desde 1921.

Apresenta um fundo verde, sobre o qual se vê uma espada em branco apontando para a esquerda.

Sobre a espada, também em branco, a inscrição conhecida no mundo árabe como shahāda em caligrafia Thuluth que diz:

Não há outro deus para além de Deus e Maomé é o seu mensageiro

Bandeira da Arábia Saudita
Bandeira da Arábia Saudita

Note-se que a bandeira tem de ser composta por duas faces independentes para que a inscrição seja legível de ambos os lados e para que a espada aponte na direcção correcta.

O verde representa o Islão, a religião da Arábia Saudita, tendo um duplo significado por se tratar também da cor do Sunismo e do Salafismo ou Wahhabismo, que é dominante no país.

Cidade de Medina
Cidade de Medina

A espada simboliza a unificação da nação, levada a cabo por Ibn Saud, no início do século XX. Antes dessa reunificação existiam ali duas unidades políticas distintas: Nejd e Hejaz.

E se Hejaz usou bandeiras próximas do actual figurino da Jordânia ou do Kuwait, baseadas na simbologia da Revolta Árabe de 1917, Nejd tinha um pavilhão muito semelhante ao da actual Arábia Saudita, o que não é surpreendente porque esteve quase sempre ligado à família Saud.

Quando a unificação ficou concluída, em 1932, a bandeira do novo Estado divergia da actual nos seguintes aspectos:

a espada tinha uma ponta curva, a caligrafia ocupada a bandeira em quase toda a sua extensão, e do lado esquerdo existia uma estreita faixa branca sobre a vertical. Em 1938 essa faixa foi retirada, mas as outras diferenças foram apenas eliminadas em 1973.

Uma particularidade: na Arábia Saudita não se segue o protocolo quase universal de colocar a bandeira a meia haste em situações de pesar nacional. Pelo contrário, isso é considerado um crime passível de punição por insulto ao Islão.

A sacralidade da bandeira revela-se noutros aspectos. Basicamente a sua imagem é estritamente usada como bandeira. Não é permitida a utilização em objectos que coloquem em risco a dignidade do símbolo nacional, mesmo que se trate de uma simples t-shirt.

• Ler mais acerca da bandeira da Arábia Saudita.