Índice
A actual bandeira da Arábia Saudita foi adoptada a 15 de Março de 1973, apesar de não divergir muito do design existente desde 1921.
Quando a unificação do reino ficou concluída em 1932, a bandeira do novo Estado divergia da actual nos seguintes aspectos:
- A espada tinha uma ponta curva,
- a caligrafia ocupada a bandeira em quase toda a sua extensão,
- do lado esquerdo existia uma estreita faixa branca sobre a vertical. Em 1938 essa faixa foi retirada, mas as outras diferenças foram apenas eliminadas em 1973.
As cores da bandeira da Arábia Saudita são muito simples:
- Apresenta um fundo verde, sobre o qual se vê uma espada em branco apontando para a esquerda.
- Sobre a espada, também em branco, a inscrição conhecida no mundo árabe como shahāda em caligrafia Thuluth.
“Não há outro deus para além de Deus e Maomé é o seu mensageiro”
Bandeira da Arábia Saudita
Quais as cores da bandeira da Arábia Saudita?
O que significa a bandeira da Arábia Saudita?
Onde está localizada a Arábia Saudita?
Qual é o significado da palavra Arábia Saudita?
O que tem na Arábia Saudita?
Qual a língua que se fala na Arábia Saudita?
Significado da bandeira da Arábia Saudita
- A Bandeira da Arábia Saudita é muito fácil de reconhecer já que é toda verde e tem uma espada branca ainda com letras brancas no fundo. A bandeira saudita marca o poder da família al-Saud.
- A bandeira da Arábia Saudita é a bandeira do estado e da guerra no Reino da Arábia Saudita. Ela foi desenhada em 1925 e foi pouco alterada até à sua forma final em 1980.
- O verde é a cor do Islão. A bandeira tem, em branco, uma espada que é o símbolo da Justiça e evocação da conquista e unificação do país por Ibn Saud.
- A bandeira tem ainda escrito em branco a Shahada, ou seja, a profissão de fé muçulmana que proclama em árabe: “Não há outra divindade digna de adoração excepto Alá, e Maomé é seu profeta”.
O verde representa o Islão, a religião da Arábia Saudita, tendo um duplo significado por se tratar também da cor do Sunismo e do Salafismo ou Wahhabismo, que é dominante no país. Note-se que a bandeira tem de ser composta por duas faces independentes para que a inscrição seja legível de ambos os lados e para que a espada aponte na direcção correcta.
A espada simboliza a unificação da nação, levada a cabo por Ibn Saud, no início do século XX. Antes dessa reunificação existiam ali duas unidades políticas distintas: Nejd e Hejaz. E se Hejaz usou bandeiras próximas do actual figurino da Jordânia ou do Kuwait, baseadas na simbologia da Revolta Árabe de 1917, Nejd tinha um pavilhão muito semelhante ao da actual Arábia Saudita, o que não é surpreendente porque esteve quase sempre ligado à família Saud.
Uma particularidade: na Arábia Saudita não se segue o protocolo quase universal de colocar a bandeira a meia haste em situações de pesar nacional. Pelo contrário, isso é considerado um crime passível de punição por insulto ao Islão.